Empresa sueca testa nova geração de caças brasileiros


Encomendado pelo governo para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB), o Gripen NG teve seu primeiro teste de voo nesta quinta-feira (15), na Suécia. Construído pela empresa Saab, a aeronave fez um voo de 40 minutos e realizou diversas operações, como recolhimento de trens de pouso.

A aeronave conta com as funcionalidades comuns do novo modelo do Gripen e foi construída exclusivamente para testes. Posteriormente, outros dois aviões, dessa vez dentre os exemplares destinados à FAB, serão empregados para os testes das especificidades brasileiras até que se chegue à completa capacidade para o emprego operacional.

Segundo o chefe da Seção Técnica do Grupo de Acompanhamento e Controle da FAB na Saab, coronel aviador Denison José Leite Ferreira, o voo representa um marco importante, porque é o primeiro protótipo da plataforma que é a base para as aeronaves brasileiras.

"Este primeiro voo faz parte do desenvolvimento do projeto. O desenho da versão monoposto da aeronave brasileira já está pronto, como foi demonstrado no voo de hoje, mas ainda faltam os ajustes. As capacidades deste novo modelo precisam ser testadas”, explicou.



Fabricação nacional

Assinado em 2014, o acordo do governo brasileiro com a Saab prevê a entrega de 36 aeronaves pelo valor de US$ 5,4 bilhões. A versão brasileira, desenvolvida em parceria com empresas locais, contará com modernos sistemas embarcados, radar de última geração e capacidade para empregar armamentos de fabricação nacional.

A previsão é que os 36 caças Gripen NG sejam entregues à Força Aérea Brasileira entre 2019 e 2024. A principal base de operações do Gripen será na Ala 2, antiga Base Aérea de Anápolis, no interior de Goiás, podendo operar a partir de pistas de pouso espalhadas em todo o País.

Fonte: Portal Brasil, com informações da FAB
Share on Google Plus

About TvLauro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário